ADEQUAÇÃO DAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS CONFORME NR 12 ADEQUAÇÃO DE MÁQUINAS NR 12

 

As máquinas e os equipamentos e seus respectivos sistemas de segurança, seja elétrico, eletrônico, mecânico, pneumático ou hidráulico devem ser elaborados, projetados conforme as exigências da norma regulamentadora NR-12 e normas técnicas oficiais vigentes.

Devem possuir características mínimas de segurança as quais são de uso geral, e características especificas para o determinado tipo de máquina e equipamento.

Algumas das Normas técnicas oficiais vigentes de segurança em máquinas e equipamentos como:

- normas do tipo A: definem os conceitos, princípios de projetos e aspectos gerais de segurança;

- normas do tipo B (B1 e B2): Aspectos e componentes de segurança

- normas do tipo C: fornecem prescrições detalhadas de segurança a um grupo particular de máquinas.

 

Deve-se elaborar a Análise de Riscos do sistema de segurança das máquinas e equipamentos, que tem como objetivo informar quais são os riscos que as máquinas e equipamentos oferecem, qual é a categoria do risco, quais as medidas de prevenção ou proteção que existem, ou deveriam existir para controlar os riscos, quais as possibilidades dos perigos serem eliminados, quais são as partes da máquina e equipamento que estão sujeitos a causar lesões e danos, e executar as adequações conforme a Apreciação de Riscos.

Deve conter juntamente com a Análise de Riscos a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, a qual responsabiliza o profissional legalmente habilitado por sua análise.

 


 

Veja outros assuntos e serviços pertinentes a NR 12 Segurança em Máquinas e Equipamentos