Apreciação, Análise e Avaliação dos Riscos

Apreciação de Riscos NR 12

 

 

 

PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DE MÁQUINAS INSTALADAS

2º Passo

Apreciação de Riscos A apreciação de riscos deve ser elaborada, executada por um profissional legalmente habilitado o qual realizará a analise de riscos de todo o sistema de segurança das e máquinas e equipamentos, analisando todo o sistema elétrico, eletrônico, pneumático, hidráulico e mecânico.

A análise de riscos é uma análise sistemática, e tem o objetivo de informar quais são os riscos que a máquina e equipamento oferecem, qual é a categoria do risco, quais as medidas de prevenção ou proteção que existem, ou deveriam existir para controlar os riscos, quais as possibilidades dos perigos serem eliminados, e quais são as partes da máquina e equipamento que estão sujeitos a causar lesões e danos.

 

Normas para elaboração da Apreciação e Análise de Riscos

A apreciação de riscos, de maneira geral, é um processo composto por uma série de etapas que permite, de forma sistemática, analisar e avaliar os riscos associados à máquina.

As normas técnicas oficiais e vigentes para a apreciação de riscos são: NBR ISO 12100, ISO 14121, e para a categorização do sistema de segurança a NBR 14153.

- NBR ISO 12100 Segurança de máquinas — Princípios gerais de projeto — Apreciação e redução de riscos

- ISO/TR 14121-2 - Safety of machinery - Risk assessment - Part 2: Practical guidance and examples of methods.

- NBR 14153 - Segurança de Máquinas – Partes de sistemas de comando relacionados à segurança – Princípios gerais para o projeto.

- ISO 13849-1:2015 - Safety of machinery -- Safety-related parts of control systems-- Part 1: General principles for design

 

É comum uma mesma máquina ou equipamento ter mais de uma categoria de riscos, em diferentes partes, por isso deve ser feita análise de riscos em todo o perímetro da máquina ou equipamento, considerando os riscos durante a operação e manutenção.

Feita a Análise de Riscos é fundamental que se crie um plano de ação, como por exemplo:

- Quais são as categorias de risco?

- Quais dispositivos serão incorporados?

- Refaça o projeto do equipamento acrescentando os dispositivos de segurança

- Quanto custará as modificações?

- Quanto tempo levará para a adequação?

 


 

Veja outros assuntos e serviços pertinentes a NR 12 Segurança em Máquinas e Equipamentos