Main Menu

Curso de NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

  • Treinamento Presencial
  • Teórico / Prático
  • Carga horária: 40h
  • Reciclagem: 16h

 CURSO DE NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE


SINOPSE DO CURSO

Capacitar os participantes para prevenção em acidentes com eletricidade, em atendimento ao texto da NR-10 para trabalhadores autorizados. Público Alvo: Engenheiros Eletricistas, Engenheiros de Segurança, Técnicos de Segurança, Gerentes de Manutenção, Técnicos de Eletrônica, Profissionais das Áreas de Telecomunicações que desenvolvem atividades nas proximidades das instalações elétricas, Eletricistas e Profissionais que atuam na Área de instalações elétricas, que devem estar capacitados.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Introdução à segurança com eletricidade;
  2. Riscos em instalações e serviços com eletricidade;
  3. Técnicas em análise de riscos;
  4. Medidas e controle do risco elétrico;
  5. Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT;
  6. Regulamentações do MTE;
  7. Equipamentos de proteção coletiva;
  8. Equipamentos de proteção individual;
  9. Rotinas de trabalho procedimento;
  10. Documentação de instalação elétrica;
  11. Riscos adicionais;
  12. Proteção e controle de incêndio;
  13. Acidentes de origem elétrica;
  14. Responsabilidades;
  15. Primeiros Socorros

Você Sabia?

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), são registrados por ano mais de 700 casos de acidentes decorrentes de trabalho com eletricidade, causando a morte de mais de 280 pessoas.

Com o objetivo de reduzir esse quadro alarmante, as grandes empresas não permitem que seus eletricistas façam qualquer serviço de manutenção e instalação sem que estejam de acordo com a norma NR-10.

Ou seja, não ter o curso de NR-10, ou estar com o seu certificado fora prazo da validade de 2 anos, deixará você de fora das melhores oportunidades nessa área.

Um eletricista que trabalha de acordo com as normas NR-10, reduz o risco de acidentes, aumenta sua estabilidade no emprego e não expõe a empresa a custos desnecessários.

O Ministério do Trabalho aplica multas que podem variar de R$ 700,00 a mais de R$ 6000,00 por infração além do risco de processos e indenizações trabalhistas, que podem ter um custo incalculável. 

Portanto, estar em dia com a Certificação NR-10 e Aplicar suas Normas é indispensável para garantir a integridade física de todos que trabalham com eletricidade e de acordo com as leis vigentes.

O Curso em que se aplica a NR 10 tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos em serviços de eletricidade observando as normas técnicas oficiais estabelecidas e aplicando aos conhecimentos necessários e esclarecimento de dúvidas.

Esta norma se aplica a todas as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

Treinamento NR 10 Básico

A NR 10 definiu que só podem exercer atividades com eletricidade os trabalhadores qualificados, ou capacitados e os profissionais habilitados, após o treinamento obrigatório e com anuência formal da empresa.  

  • O anexo II na NR 10 determina que são obrigatórios para todos os profissionais  que  executam trabalhos em eletricidade os seguintes treinamentos:
    Curso Básico – Segurança em instalações e serviços com eletricidade, com carga horária de 40 horas, para todos os trabalhadores;

LEGISLAÇÃO - NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

10.6.1.1 Os trabalhadores de que trata o item anterior devem receber treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no Anexo III desta NR.

10.8.8 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo III desta NR.

10.8.8.2 Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir: a) troca de função ou mudança de empresa; b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses; c) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

10.8.8.3 A carga horária e o conteúdo programático dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alíneas “a”, “b” e “c” do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situação que o motivou.

10.8.8.4 Os trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido.

10.11.4 Os procedimentos de trabalho, o treinamento de segurança e saúde e a autorização de que trata o item 10.8 devem ter a participação em todo processo de desenvolvimento do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, quando houver.

10.11.5 A autorização referida no item 10.8 deve estar em conformidade com o treinamento ministrado, previsto no Anexo III desta NR.

 ANEXO III

TREINAMENTO

1. CURSO BÁSICO - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

I - Para os trabalhadores autorizados: carga horária mínima - 40h: Programação Mínima:

1. introdução à segurança com eletricidade.

2. riscos em instalações e serviços com eletricidade: a) o choque elétrico, mecanismos e efeitos; b) arcos elétricos; queimaduras e quedas; c) campos eletromagnéticos.

3. Técnicas de Análise de Risco.

4. Medidas de Controle do Risco Elétrico: a) desenergização. b) aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; c) equipotencialização; d) seccionamento automático da alimentação; e) dispositivos a corrente de fuga; f) extra baixa tensão; g) barreiras e invólucros; h) bloqueios e impedimentos; i) obstáculos e anteparos; j) isolamento das partes vivas; k) isolação dupla ou reforçada; l) colocação fora de alcance; m) separação elétrica.

5. Normas Técnicas Brasileiras - NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras;

6. Regulamentações do MTE: a) NRs; b) NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade); c) qualificação; habilitação; capacitação e autorização.

7. Equipamentos de proteção coletiva.

8. Equipamentos de proteção individual.

9. Rotinas de trabalho - Procedimentos. a) instalações desenergizadas; b) liberação para serviços; c) sinalização; d) inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento;

10. Documentação de instalações elétricas.

11. Riscos adicionais: a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas.

12. Proteção e combate a incêndios: a) noções básicas; b) medidas preventivas; c) métodos de extinção; 13 d) prática;

13. Acidentes de origem elétrica: a) causas diretas e indiretas; b) discussão de casos;

14. Primeiros socorros: a) noções sobre lesões; b) priorização do atendimento; c) aplicação de respiração artificial; d) massagem cardíaca; e) técnicas para remoção e transporte de acidentados; f) práticas.

15. Responsabilidades.