Main Menu

Curso online de segurança do trabalho

O curso de segurança do trabalho realizado pela internet/Webinário é uma conferência online ou videoconferência com intuito educacional, no qual a comunicação é de apenas uma via, ou seja, somente o palestrante se expressa e as outras assistem, onde a interação dos participantes é via chat e/ou microfone, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.

Isso faz com que o curso seja muito semelhante ao convencional presencial.  

O MINISTÉRIO DA ECONOMIA publicou o OFÍCIO CIRCULAR SEI nº 1088/2020/ME Brasília, 27 de março de 2020 no qual trata os treinamentos de segurança do trabalho da seguinte forma:

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS TRABALHADORES E EMPREGADORES EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-1

39. Durante o estado de calamidade pública, todos os treinamentos previstos nas Normas Regulamentadoras (NR), de segurança e saúde do trabalho, incluindo os admissionais, poderão ser realizados na modalidade de ensino a distância e caberá ao empregador observar os conteúdos práticos, de modo a garantir que as atividades sejam executadas com segurança;

Mas qual a vantagem de se fazer um curso online/Webnário?

1 – Com a tecnologia atual e ferramentas como essas, cursos podem ser alcançadas em qualquer lugar.

2 – A quantidade de pessoas a participar. Dessa forma você não depende de local físico que suporte tantas pessoas. 

3 – Há vários níveis de interatividade possíveis. Podem ser feitas debates, dinâmicas, além de exibidas perguntas e respostas.

4 – Obviamente a locomoção, ou melhor, a não-locomoção. A audiência será onde você mais se sentir confortável.

Essa é uma realidade já bastante usada no mundo todo.

Evitar a disseminação do Coronavirus é responsabilidade de todos, além de ser um ato humanitário e cumprimento a lei de saúde pública. 

Nossa contribuição para a prevenção da disseminação do coronavirus é criar alternativas seguras para continuar a treinar as pessoas a trabalharem de forma segura e saudável. 

Por isso criamos a modalidade programa de qualificação de cursos online de segurança do trabalho. 


Sobre a medida Provisória da Presidência da República, veja:

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

CAPÍTULO I

DAS ALTERNATIVAS TRABALHISTAS PARA ENFRENTAMENTO DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA E DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DO CORONAVÍRUS (COVID-19

Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), decretada pelo Ministro de Estado da Saúde, em 3 de fevereiro de 2020, nos termos do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Parágrafo único.  O disposto nesta Medida Provisória se aplica durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 2020 e, para fins trabalhistas, constitui hipótese de força maior, nos termos do disposto no art. 501 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

Art. 2º  Durante o estado de calamidade pública a que se refere o art. 1º, o empregado e o empregador poderão celebrar acordo individual escrito, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício, que terá preponderância sobre os demais instrumentos normativos, legais e negociais, respeitados os limites estabelecidos na Constituição.

Art. 3º  Para enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda, poderão ser adotadas pelos empregadores, dentre outras, as seguintes medidas:

I - o teletrabalho;

II - a antecipação de férias individuais;

III - a concessão de férias coletivas;

IV - o aproveitamento e a antecipação de feriados;

V - o banco de horas;

VI - a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho;

VII - o direcionamento do trabalhador para qualificação; e

VIII - o diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS. 

Veja que o direcionamento do trabalhador para cursos de qualificação faz parte do pacote de medidas adotadas pelo governo, então faz todo sentido fazermos os treinamento on line com o propósito de prevenir a disseminação do Coronavirus. 

 Entre em contato conosco e agende o treinamento para seus colaboradores.