A Tecnoseg realiza um “Diagnóstico” das atividades da empresa, identifica a necessidade dos requisitos legais aplicáveis (potencial e efetivamente geradores de obrigações para atendimento) no âmbito federal, estadual e municipal, sob enfoque individual ou integrado relacionado a Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE), e sugere adequações aos clientes.

Abaixo um breve resumo do processo de auditoria que a Consultoria Tecnoseg realiza e as ferramentas:


 ESCOPO BÁSICO

Etapa 01
Nesta etapa é realizado o Levantamento de todas as Normas de segurança do Trabalho aplicáveis a empresa conforme cada particularidade e ramo de atuação. Para este processo é utilizado um sistema automatizado utilizando critérios normativos.

Etapa 02
Realização da Auditoria de Segurança do Trabalho com o propósito de identificar todas as irregularidades/oportunidades de melhorias da empresa tanto no âmbito normativo quanto na prevenção da integridade física e saúde do trabalhador.
Ferramentas:
• Sistema automatizado de Perigos e Riscos x Matriz de Prioridades - Utiliza-se critérios de Pontuação no intuito de obter o Mapa Geral da empresa, em seguida atribui-se a ferramenta 5W2H;
• Sistema automatizado para aplicação de normas - Diagnóstico geral e detalhado do nível de atendimento as normas e recomendações técnicas.

Etapa 03
Elaboração das Proposições Técnicas para adequação das possíveis irregularidades e não conformidades identificadas na etapa 02 e Elaboração do Plano de Ação junto a empresa.

Etapa 04
Elaboração/conclusão do relatório técnico da auditoria de segurança do Trabalho.

Etapa 05
Treinamento aos gestores da empresa sobre todo o processo da auditoria, ferramentas e itens levantados, incluindo o plano de ação. Este treinamento visa transmitir de forma clara e objetiva todos os itens levantados e apontados no relatório Técnico, além de sanar quaisquer dúvidas sobre o conteúdo.
 

 MODELO - INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTO AS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO