Main Menu

Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.
Esta Norma Regulamentadora também se aplica às atividades de exploração industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrários.
Compete à Secretaria de Inspeção do Trabalho - SIT, através do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - DSST, definir, coordenar, orientar e implementar a política nacional em segurança e saúde no trabalho rural para:
a) identificar os principais problemas de segurança e saúde do setor, estabelecendo as prioridades de ação, desenvolvendo os métodos efetivos de controle dos riscos e de melhoria das condições de trabalho;
b) avaliar periodicamente os resultados da ação;
c) prescrever medidas de prevenção dos riscos no setor observado os avanços tecnológicos, os conhecimentos em matéria de segurança e saúde e os preceitos aqui definidos;
d) avaliar permanentemente os impactos das atividades rurais no meio ambiente de trabalho;
e) elaborar recomendações técnicas para os empregadores, empregados e para trabalhadores autônomos;
f) definir máquinas e equipamentos cujos riscos de operação justifiquem estudos e procedimentos para alteração de suas características de fabricação ou de concepção;
g) criar um banco de dados com base nas informações disponíveis sobre acidentes, doenças e meio ambiente de trabalho, dentre outros.

CIPATR - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural
Exigida pela Norma Regulamentar 31, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida do trabalhador.
 Formado pelos trabalhadores eleitos e indicados, a CIPATR tem uma grande importância na prevenção de acidentes e doenças proveniente das atividades desenvolvidas durante o trabalho, pois está diretamente ligado com o dia-a-dia no ambiente de trabalho.
 
O curso de formação para membros da CIPATR possui a carga horária de 20 horas, onde são abordados os seguintes temas:
- Analise de Risco no Ambiente de Trabalho;
- Investigação de Acidentes;
- Acidentes do Trabalho;
- Doenças do Trabalho;
- Animais Peçonhentos;
- Uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI;
- Prevenção de Acidentes;
- Meio Ambiente;
- Legislação;
- Prevenção de Incêndio;
- Primeiros Socorros.
 O curso e os temas são adaptados de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa, o que torna o treinamento mais produtivo, adequado e aplicável.
 ACIDENTES DE TRABALHO E O SETOR SUCROALCOOLEIRO

Fonte: MTE

 

Temos programas e metodologias específicas para gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, prevenção a riscos ambientais, controle médico e saúde operacional, mapas de riscos e treinamentos para combate a incêndios, primeiros socorros e aplicação de agroquímicos. Oferecemos uma consultoria completa referente a exigências legais e cabíveis mencionadas na NR 31.